Coleção 2025 Ferracini - Uma jornada que reverencia as preferências pessoais de estilo

Coleção 2025 Ferracini - Uma jornada que reverencia as preferências pessoais de estilo

Coleção 2025 Ferracini - Uma jornada que reverencia as preferências pessoais de estilo

A reinvenção do visual masculino surge através da moda cada vez mais humana e, ao mesmo tempo, interativa que se instala na marca, levando para as ruas as principais vivências dos consumidores. 

A Ferracini vem rastreando e identificando em tempo real as novas tendências de estilo e de comportamento de consumo, que foram traduzidas em sua nova coleção, reunindo com precisão as prioridades e as preferências dos consumidores. Assim, os lançamentos para a temporada são marcados pela usabilidade, abordagens variadas e pelo desejo progressivo das pessoas por aquisições únicas.

Um dos insights que envelopa as novidades é o Modo Prompt (comando que resulta em conteúdos generativos, gerados por máquinas), que sinaliza um contexto atual focado e assertivo, gerido por dispositivos portáteis (como smartphones e tablets) e aparelhos eletrônicos integrados à inteligência artificial (IA), itens em residências, como fechaduras digitais, e comandos de voz. Além de transações financeiras instantâneas e pagamentos por aproximação. Todos esses tópicos vêm impactando as decisões de compra, graças à eficiência e à comodidade. A Ferracini se inspirou essa onda de funcionalidade, transportando-a para modelagens versáteis, materializando o sistema easywear (calce fácil): Wembley – modelo casual de efeito amadeirado, leve e descontraído –  e Locker – a versão casual esportiva de composição única reproduz um jeans aplicado ao nobuck e imprime casualidade ao se valer de um visual nada óbvio. O intuito é proporcionar um jeito mais rápido e mais fácil de calçar, atendendo às diferentes necessidades. 

Aqui, um parêntesis, esses lançamentos que utilizam recursos do elástico – bastante requisitados no ponto de venda, sendo best-sellers –, assim como as botas com zíper no mix da Ferracini, também apresentam o design universal (ou timeless), que está em ascensão e vem ganhando relevância no mercado. Ou seja, são produtos à prova do tempo e inabaláveis às microtendências, que atendem a todos, tendo como foco a pluralidade, incorporando elementos intuitivos. Isso porque facilitam a rotina, promovem o ajuste ideal e auxiliam perfis que, por algum motivo, tenham dificuldade em calçar, trazendo inclusividade.

A relação marca x homem surge nos modelos de aspecto híbrido (produtos que ultrapassam sua característica original, seja na forma ou na função, e que seguem em alta por seu apelo visual e praticidade), como o Glover, que ampliam suas possibilidades de uso ao trazer atributos de sapato e solado esportivo, projetando um estilo sofisticado e ao mesmo tempo, moderno. Outro representante é o Firenze de solado branco, uma versão revisitada do brogue – modelo elegante, marcado por perfuros na parte superior do cabedal. Aqui entra em cena a estreia da Hypersoft: uma calcanheira com propriedades avançadas e com tripla camada de bem-estar. A primeira é feita de espuma antibacteriana, que combate a formação de odores; a segunda, em EVA, aumenta a maciez e leveza, sendo ao mesmo tempo responsiva — adapta-se à silhueta do pé; e a terceira é composta por um gel de absorção de impacto, estrategicamente posicionado, que entra em ação ao caminhar, trazendo uma nova perspectiva a como você se movimenta.

A temática Empreendedorismo Criativo faz menção ao toque personalizado, relacionado ao universo de disciplinas, competências e até especializações online (especialmente o Youtube, um dos principais espaços de consumo e engajamento no país). É nessa plataforma que o homem contemporâneo busca suas inspirações e ideias para desenvolver e encontrar soluções diárias (incluindo suas escolhas de compra por meio de vídeos que fazem avaliações de produtos), seja marcenaria, reparos na casa ou no carro, criar objetos (a satisfação da autorrealização), abrir um negócio, flertando com a cultura maker (Faça Você Mesmo). Esse espírito empreendedor está nas opções Atenas (bota chelsea, traz elásticos laterais, com detalhes rústicos), e Clint (indicado para o ambiente de trabalho, bem como para o lazer de final de semana), valorizando uma assinatura única. Sua aparência diferenciada é um chamado para desbravar experimentações no visual, refletindo a individualidade no momento de se vestir. Dessa forma, o consumidor demonstra sua criatividade, com o auxílio de um guarda-roupa totalmente adaptável.

A Ferracini faz um aceno ao posicionamento do homem no mundo e às suas conquistas, reimaginados nas linhas Paris e Bali, de aparência impecável e acabamento exclusivo, assumindo forma de sapatos e ankle boots (botas com cano na altura do tornozelo, agora exibindo a modernidade do formato quadrado). A autoconfiança masculina surge como recompensa, alternando design refinado e elegância sob medida. E dá origem ao conceito Clube de Fidelidade, que dialoga com a qualidade, constância e durabilidade dos produtos, oferecendo acesso premium à sofisticação. Aqui, a marca embarca o seu workwear everywhere, ou seja, itens elegantes com influências da alfaiataria em todos os lugares, e que esteve em evidência nas últimas semanas de moda e foi confirmado pelas ruas.

Todos esses assuntos orbitam em torno da fusão entre tecnologia e moda, além de superdimensionar o conforto. No menu de inovações da Ferracini estão a Dry (sistema que garante mais circulação de ar e maior respirabilidade – sendo perfeito em diferentes condições climáticas). O portfólio ainda conta com a Fly, que entrega mais leveza, e a Float, amortecimento que intensifica a sensação de comodidade a cada pisada. São opções ideais para o estilo dinâmico, já que os homens cada vez mais vêm optando por uma mobilidade ecoefieciente (que minimizam danos ambientais), como bikes, incluindo elétricas, patinetes e pelo walkability (distâncias a pé). 

A sustentabilidade é um tema que – impulsionado inclusive pelo enfrentamento às crises climáticas – abandonou a posição de demanda para se tornar uma realidade no radar dos consumidores. Mais do que nunca, a procura por peças coerentes, que mixam bom gosto e ao mesmo tempo, e têm vínculos com iniciativas responsáveis com o meio ambiente, direciona as ações da Ferracini. Como a transparência – onde, como e quem faz – e a rastreabilidade do couro em sua cadeia produtiva; linhas sustentáveis, composta pelos sneakers Logan Green – feitos de material 100% algodão, etiquetas de poliéster reciclado e solado de borracha termoplástica com cortiça –; além das embalagens Ecobox, produzidas com insumos biodegradáveis, indicam que o ecossistema da moda masculina da marca segue atento e engajado. 

Share