Coleção Ferracini 2025: Vista a atitude da temporada
Reimaginando o dinamismo masculino, a marca dá o início para 2025, apresentando a energia da contemporaneidade na moda.
No decorrer da rotina moderna, o estilo, agora para os homens, é sobre autoexpressão, e quanto mais autêntico e inovador, melhor. É justamente essa mensagem que emerge nas peças que compõem a nova campanha da Ferracini, presente em mais de 10 mil pontos de venda no Brasil e em mais de 40 países. Ao buscar a rota litorânea como cenário, a campanha encontrou em Toque Toque Grande (São Sebastião/SP) paisagens de tirar o fôlego, onde o sol, o mar e a Mata Atlântica se combinam para criar uma sensação de refúgio e liberdade, que só o verão consegue entregar. Por isso, não estranhe se você, ao bater os olhos nas fotos, sentir uma vontade imediata de se transportar para lá também.
Tudo certo, tudo bem em desejar esse clima relax – envolvido pela sofisticação inteligentemente despojada, porque é justamente esse o sentimento e a assinatura estética que materializam a temporada quente da Ferracini – que produz mais de 2 milhões de itens ao ano, entre calçados e acessórios que se alinham em várias situações. No ar, a versatilidade surge junto com a experiência que acontece no código visual. No horizonte, a leveza flutua trazendo a expectativa de dias tranquilos. E, entre o nascer do sol surpreendente e o pôr do sol inesquecível, os bastidores da vida e do protagonismo masculino pulsam no presente, moldando o futuro.
Na ambientação à beira-mar, que navega também por cenários internos, imprime-se a identidade multifuncional da Ferracini, assim como uma iluminação luxuosamente natural toma conta da narrativa visual. Ao mesmo tempo, o contraste de shades (sombras) traz forma e função à profundidade e ao realismo. Toda essa sequência repercute em um 3D que traduz as expedições criativas em que a marca se realiza, revelando sua visão de vanguarda (estar à frente) para a moda. Assim, cria-se um roteiro baseado em influências reais. Ou seja, o consumidor capta de onde, como e de que forma real cada sapato atua nos visuais, como um portfólio de looks, que pode ser salvo no smartphone, servindo de consulta e oferecendo soluções de estilo que ele deseja alcançar, em qualquer ocasião.
A nova campanha de comunicação, composta por editoriais (takes), vídeo, materiais para PDV, outdoor, imagens em formato de ambiência utilizadas no interior das lojas e para redes sociais, interliga-se com as texturas naturais (pedras, bambus, grama, madeiras). Afinal, elas têm um sentido todo especial, estabelecendo relação direta com a origem da marca que desenvolve produtos focados na elegância contemporânea e na sensorialidade, essenciais para a construção do bem-vestir e para o conforto proporcionado pelas tecnologias. Nas produções diárias, há espaço para calçados casuais, sneakers, loafers (mocassins) e propostas híbridas (um conceito em ascensão que alia diferentes estilos e designs, no qual o homem consegue personalizar o uso do produto de forma única), na companhia de peças clean, monocromia e alfaiataria. Estas, aliás, assumem a posição de curinga em combinações que reúnem, ao mesmo tempo, comodidade e refinamento.
Toda a linguagem nas peças de marketing exalta a coexistência — que pode ser pacífica e harmoniosa — entre o humano e a natureza, a qual cada vez mais vem direcionando as decisões de compra. Referência, inclusive, validada em uma pesquisa global da McKinsey, que aponta que 38% dos consumidores já abandonaram marcas — até então suas favoritas — motivados por questões relacionadas ao meio ambiente. E é aqui que o compromisso ESG da Ferracini entra em cena, presente em iniciativas como a rastreabilidade do couro e suas embalagens Ecobox, feitas de materiais biodegradáveis. Avançando no quesito de sustentabilidade, a marca lançou recentemente a linha Logan Green, produzida com cabedal em algodão orgânico, insumos renováveis, palmilha com composição natural, além de solado de TR com cortiça.
Ficha técnica
Casting: Rodrigo Calazans, Leonardo Hellber e Emanuel Piccoli
Diretora de Arte: Estela
Fotos: Leonardo M.
Filmmaker: Felipe Carvalho
Stylist: Fernando B.
Beauty: Tati F.
Produção Executiva: Vitor Tadashi
Light Designer: Vitor Tavares
Assistente de vídeo: Henrique C. e Kadu Domene
Assistente de foto: Tallão
Marketing: Naty Faleiros, Raphaella Marconi, Flavia Gimenes e Cairo